Notícias

Coleta de Dados de Celulares e Tablets

18/11/2019

De acordo com a Anatel, o número de acesso dos serviços móveis pessoais em junho de 2019 foi de mais de 228 milhões; analisando dados dos nossos clientes, percebemos que cada vez mais as empresas estão fornecendo celulares aos seus colaboradores.

O maior uso nas empresas e a grande variedade de modelos de celulares, marcas, sistemas operacionais e aplicativos trás novos desafios para a perícia forense computacional.

A BS Forensic possui uma solução de última geração para coleta de evidências forenses críticas, extraídas de todos os tipos de dispositivos móveis. Isso inclui telefones celulares, tablets portáteis, dispositivos GPS portáteis e drones.

Nossa coleta de dispositivos móveis permite:

  • Realizar a extração física, lógica e do sistema de arquivos;.
  • Extrair dados vitais, como registros de chamada, entradas de agenda de telefones, mensagens de texto (SMS), imagens, vídeos, arquivos de áudio, informações de ESN IMEI, ICCID e IMSI, e muito mais, de uma ampla gama de dispositivos móveis;
  • Extrair dados de uma grande variedade de sistemas operacionais, como Apple iOS, Blackberry, Android, Symbian, Microsoft Mobile e Palm OS.

Os dados extraídos podem ser salvos e, em seguida, apresentados na forma de relatórios claros e concisos e com aceitação legal pelos tribunais brasileiros e internacionais.

Observamos que aparelhos de propriedade da empresa e fornecidos para trabalho aos seus colaboradores já estão sendo aceitos na justiça como tendo informações de propriedade do empregador, ou seja, o conteúdo desses dispositivos poderá ser utilizado para produção de provas em favor da organização, quando necessário.

O maior erro cometido nesses casos é a má coleta das informações, que acaba contaminando a evidência; assim, é necessário realizar a coleta utilizando ferramentas de ponta e seguindo padrões internacionais.

A BS Forensic utiliza a ferramenta israelense chamada UFED, da Cellebrite que também é usado pela Polícia Federal do Brasil (https://extra.globo.com/casos-de-policia/equipamento-israelense-foi-usado-pela-pf-para-extrair-dados-de-celulares-na-lava-jato-19101625.html), pelo FBI (https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160330_fbi_apple_lab) e pela Interpol (https://www.interpol.int/fr/Actualites-et-evenements/Actualites/2016/INTERPOL-agreement-with-Cellebrite-strengthens-efforts-in-combating-cybercrime).

Em cada etapa de uma investigação, a BS Forensic capacita sua equipe para acessar pistas prontas a serem usadas, avançar no caso e trabalhar em conjunto com o cliente de maneira  colaborativa. Aproveite o poder da inteligência digital na sua investigação ao escolher uma das soluções da BS Forensic.